Compare Produtos, Lojas e Preços
Anúncio provido pelo BuscaPé

simbolo

simbolo
administração

quinta-feira, 30 de outubro de 2008

noticia

PIB americano recua 0,3% no terceiro trimestre

Maioria dos analistas esperava queda de 0,5%.
Resultado vem um dia após o anúncio do corte nos juros do país.



O Produto Interno Bruto (PIB) dos EUA teve queda de 0,3% no terceiro trimestre de 2008 em comparação com o ano anterior, de acordo com anúncio feito nesta quinta-feira (30) pelo Departamento de Comércio do país.

Foi o recuo mais forte do indicador - que havia subido 2,8% no segundo trimestre - desde 2001. A estimativa da maior parte dos analistas era de recuo de 0,5%, devido à crise financeira internacional. Ao longo dos próximos meses, o número ainda deverá passar por revisões feitas pela instituição.

Segundo relatório do órgão, os principais fatores responsáveis pelo resultado foram a redução nos gastos do consumidor e dos empresários. O gasto do consumidor caiu 3,1%, enquanto o investimento empresarial sofreu redução de 1%, após a alta de 2,5% no segundo trimestre, marcando a primeira queda desde o fim de 2006.

Custo de vida sobe

Já os indicadores de custo de vida tiveram forte alta. O índice de preços do gasto com consumo pessoal (PCE) subiu 5,4% no terceiro trimestre - taxa mais alta desde a elevação de 6% registrada no primeiro trimestre de 1990 -, depois de um aumento de 4,3% no segundo trimestre.

A medida de preço do PCE, excluindo os custos de alimentos e energia, também acelerou para uma alta de 2,9% no terceiro trimestre, após subir 2,2% no segundo trimestre.

Taxa de juros

O anúncio do resultado vem um dia após o Banco Central dos Estados Unidos (Federal Reserve, ou Fed, em inglês) ter anunciado uma redução de 0,5 ponto percentual na taxa de juros do país, que passou de 1,5% para 1% ao ano, buscando justamente combater a desaceleração da economia.

No Brasil, o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central também paralisou a trajetória ascendente da taxa de juros na noite de ontem, com a decisão de manter a taxa Selic - referencial nacional para juros - no patamar anterior de 13,75% ao ano.

Na semana passada, outros países haviam anunciado resultados negativos. Na inglaterra, o PIB registrou no terceiro trimestre um retrocesso de 0,5% em comparação com o trimestre anterior, em sua primeira contração desde 1992, aumentando o temor de que o país entre em recessão. Além disso, França, Alemanha e Itália também tiveram crescimento próximo do zero no período.

Nenhum comentário: